“Depende” não é a melhor resposta

Publicado: 12 de setembro de 2013 em Uncategorized
Tags:, ,
Pergunta: “Qual destas duas opções é melhor?”
Resposta: “Depende.”
Pérrrrnnnn (onomatopeia de campainha ruidosa). Resposta errada.
O mundo está muito mais complexo do que era há poucas décadas atrás. “Depende” já foi uma resposta de vanguarda, que demonstrava o cuidado de não opinar de maneira simplista sobre um cenário possivelmente complexo. Não existem mais cenários possivelmente complexos. Todos os cenários são de fato complexos ou complicados, e “depende” passou a ser uma resposta simplória. É claro que depende! É óbvio que depende!
Assim, não é produtivo iniciar uma resposta com um “depende”. Menos produtivo ainda é, depois do “depende”, fazer uma longa pausa adicionando mistério ou aguardando uma segunda indagação. Como perguntador, eu fico um pouco entediado quando alguém inicia assim sua resposta.
Não proponho abolir da nossa língua o “depende”. Gosto do nosso rico idioma, das palavras e até dos acentos (fiquei triste quando aboliram alguns que eu tinha me empenhado tanto em aprender a usar). Prefiro apenas ouvir uma resposta objetiva, que pode até iniciar com “depende”, mas sem vírgula e muito menos pausa misteriosa. Exercitando:
Pergunta: “Qual destas duas opções é a melhor?”
Resposta: “Depende de você ter o ambiente adequado para usar a primeira opção. O ambiente custa caro. Se você não tem, a segunda opção não é a melhor das duas mas apresenta boa relação custo benefício.”
Outros modelos de resposta para evitar o tédio:
“Fale um pouco mais sobre o problema a ser resolvido e eu poderei opinar.”
“Tenho tido bons resultados com a primeira opção. A segunda eu não testei.”
“De qual das opções você gosta mais?” (Boas perguntas ajudam o perguntador a encontrar a resposta).
“Deixe-me pensar…”
“Não tenho ideia.”
Seria isso.
Ah, se você conhece uma onomatopeia melhor para campainha ruidosa compartilhe por favor.
comentários

Deixe um comentário

